Em um texto anterior falamos sobre a importância das escolhas para o desenvolvimento infantil. Hoje falaremos sobre como ensinar a criança a fazer boas escolhas. Para tanto, é necessário ter em mente três premissas:
1. A criança está em processo de desenvolvimento e ainda não tem maturidade para fazer todo tipo de escolha. O adulto precisa indicar caminhos, estabelecer limites e propor desafios que sejam coerentes com a idade da criança.
2. Ninguém se torna bom em algo que nunca praticou. Permita que a criança treine a habilidade de escolha nas pequenas ações do dia a dia. Quanto mais escolhas ela fizer, melhor se torna nisso, tornando o processo mais simples para ela e para nós, adultos.
3. Controle seu orgulho. Alguns pais se frustram quando o filho faz escolhas diferentes das que eles gostariam – seja para escolher uma música ou para escolher o curso na faculdade. Quando proporcionamos possibilidade de escolha, proporcionamos também a compreensão dos próprios gostos e construção de personalidade própria.
Vamos às dicas práticas:
Escolha de roupas
Deixe acessível para a criança uma quantidade e uma variedade limitada de peças, guardando as demais fora do alcance dela. Restringir as possibilidades é um modo de direcionar e facilitar a escolha, assim a criança não vai vestir regata num dia frio, por exemplo. No início, é provável que a criança tire tudo do lugar e tenha dificuldade para guardar, por isso, menos é mais. Com o tempo e com o modelo do adulto, ela aprende a escolher levando em conta não apenas seu gosto pessoal mas também fatores como o clima e o local para onde vão. Recursos visuais podem auxiliar boas escolhas pois tornam a comunicação mais clara, dão autonomia e dão noções de organização.
Escolha de brinquedos
O ideal é fazer um revezamento semanal entre os brinquedos, mantendo cerca de seis opções disponíveis e guardando os demais, de modo que a criança não fique perdida entre uma infinidade de opções e possa escolher com facilidade. Dispor os brinquedos em prateleiras facilita a escolha, pois a criança visualiza melhor as opções, retira o brinquedo desejado sem espalhar os outros, e, após o uso, guarda no lugar com mais facilidade.
As ideias-chave são organização, acessibilidade e direcionamento.
Aplicando essas ideias às diversas situações cotidianas, como qual legume comer no almoço, qual passeio fazer ou a ordem em que as atividades serão realizadas, é possível proporcionar para a criança experiências de escolha, ensinando-a de maneira prática a fazer boas escolhas para toda vida.