Se você já visitou a EMBI ou nos acompanha pelas redes sociais, deve saber que a liberdade de escolha com responsabilidade é parte importante da filosofia Montessori. Mas por que permitimos que crianças pequenas façam escolhas?
Listamos aqui algumas razões:
1. Motivação, persistência e desempenho
Quando uma criança escolhe uma atividade, é capaz de permanecer nela por muito mais tempo do que uma criança que faz a mesma atividade sem ter escolhido. Ao escolher, a motivação é maior, a persistência diante das dificuldades é maior e, por consequência, o desempenho é melhor. Isso funciona até mesmo para os adultos, não é mesmo?
2. Responsabilidade e controle emocional
Crianças que podem fazer escolhas se deparam com as consequências de seus próprios atos e, eventualmente, as consequências são frustrantes ou desagradáveis. Ter que lidar com as consequências auxilia no desenvolvimento de responsabilidade e de um controle emocional melhor.
3. Felicidade
A sensação de controle sobre o ambiente e possibilidade de fazer escolhas sobre a própria vida tem efeitos positivos sobre o bem estar. A criança se sente útil, capaz e pertencente.
4. Menos problemas financeiros
Aprender a escolher é, também, aprender a analisar situações e priorizar o que é importante. Crianças que têm a oportunidade de desenvolver essas habilidades, tendem a saber usar melhor o próprio dinheiro quando adultos.
5. Maior segurança na escolha da profissão
Crianças que têm experiências de escolha, em vez de proteção e passividade, se tornam jovens que conhecem seus próprios gostos, suas habilidades e dificuldades, aumentando as chances de escolhas mais adequadas no ensino superior e em experiências profissionais.
Ressaltamos que as experiências de escolha precisam ser moderadas por um adulto, limitando riscos, indicando caminhos e propondo desafios que sejam coerentes com a idade da criança. Falaremos mais sobre como ensinar crianças a fazer boas escolhas em um próximo texto.